Despassarando...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

PRIMEIRO AMOR

Temos uma jovem amiguinha verdadeiramente apaixonada pela primeira vez… á luz dos seus 20 aninhos e da descoberta, da vontade de seguir em frente e poder fazê-lo… as dúvidas do certo, do errado… a vida que se lhe apresenta neste momento tão bonita, tão clara e tão feliz.

Já não me lembrava qual a sensação de ter esta idade e de sentir aquele arrebatamento, aquela sensação. Mas, felizmente, ela confia-me tudo o que está a sentir e é maravilhoso poder lembrar que lá atrás ao nosso arquivo também já passamos por isso… e acabar a sentir saudades desses momentos, desses dias, desse primeiro amor…

Normalmente o primeiro amor acontece no Verão quando os jovens estão mais libertos das suas ocupações escolares e estão a desfrutar o descanso, o sol, a praia e uns aos outros… no meio de tudo isto aparece de repente, aquele(a) que os desperta, os faz sentir coisas boas física e psicologicamente.

Todos temos aquelas lembranças inesquecíveis como o primeiro beijo ou o primeiro namorado… mas o primeiro amor, e quando é recíproco e partilhado é ainda mais fabuloso, é aquele que fica lá … … naquele cantinho tão especial, mesmo que ele passe, que não seja ele(a) aquele(a) com que vamos envelhecer…

Mas um dia, chega-se á minha idade e ouve-se com ternura, saudade e emoção alguém relatar essa sensação conhecida de felicidade… e que dizer a alguém que nos falar sobre isto que não seja: “Minha querida, vive esse amor, desfruta-o, usufrui-o, torna-o memorável… ele vai ficar para sempre num local muito lindo do teu coração”?!...

Quantos de nós ficou com o seu primeiro amor??? E quanto de nós o esqueceu? E para quantos de nós não foi um amor feliz?

Mesmo que tenha passado porque teve que passar; porque não era aquele; porque tivemos que conhecer outras pessoas para ter a certeza que estávamos no caminho certo; porque sim, quanto de nós não sorri quando o lembra?

Não é só o sentimento em si, é tudo aquilo que o acompanha, é inevitável… é arrebatador… é bonito… é memorável…

Passa, mas não passa… Fica ali a fazer-nos sorrir quando nos lembramos dele.


Branca

Sem comentários: