Despassarando...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Arraial...

-----Original Message-----
From: Beba da Costa
Sent: terça-feira, 22 de Julho de 2008 12:49
To: Coca; Biscat; Marijoana; Branca; Buba
Subject: O Arraial.


Queridas amigas,


Pois é, já há muito tempo que não dizemos nada… sim, vocês nunca têm assim nada para dizer, mas a minha vida, como vocês sabem é cheia de aventuras… nem sei porquê… mas as coisas parece que vêm ter comigo…

Estou de férias á descoberta do belo Norte de Portugal… no meio do campo, dos montes, dos emigrantes em França e dos “arraiais”…

Pois… estive no arraial de uma aldeia típica do Norte de Portugal… agora sem foguetes… para tristeza dos nativos e dos visitantes… mas eu e o Pascoal como nunca tínhamos visto aquilo na vida pareceu-nos tudo muito interessante…

Ficámos na casa de umas pessoas emigrantes em França… bem… depois de almoçar desde as 12H até ás 16H; Lanchar das 16H até ás 19H e jantar das 19H até ás 21H, nós e os nossos orgulhosos cicerones lá fomos para o ARRAIAL…

Por um momento pensei que íamos assistir a um combate, luta ou isso… mas ali um “Arraial” não é de porrada, achei estranho, as pessoas estavam a ouvir música popular, folclore e a cantar… o mais emocionante foi um grupo de Maximinianas (lembram-se do Herman José, no tempo em que ele tinha piada?) … Bolas que se deviam ouvir a 3 ou 4 quilómetros de distancia… a senhoras colocavam a voz num ponto estranho perto de esganiçado que até fizeram o Pascoal dar um salto e dizer o palavrão do “F” (que termina “SSSSS”)… impressionante!!! E não era uma eram várias…Queridas amigas, acreditam que as pessoas que estavam a assistir pareciam estar a gostar daquilo???

Mais tarde nessa noite, depois de ter bebido um copo de vinho verde, outro de vinho, tinto, palheto, branco, descobri que estavam todos muito felizes porque nessa tarde enquanto lanchávamos tinham tirado da igreja local, que é do tamanho da minha sala de jantar, a Santa Catarina…

Lembrei-me logo de uma Catarina que andou com o Pascoal antes de mim e que era tudo menos santa… quando me disseram que o arraial era em honra de Santa Catarina, e eu disse a verdade acerca da pessoa em causa deixei todos bastante constrangidos… ficaram assim porque não conheceram… bem… mas tiraram-na para dar uma voltinha pela localidade… afinal tem que arejar…

A “Santa” Catarina, já estava recolhida na sua casinha, depois de ter andado ás costas dos homens da terra (Típico!!!) e agora que o pessoal estava todo a beber para esquecer aquela estupidez anual… as maximinianas aproveitavam para os castigar os homens da terra por andarem com a “Santa” Catarina ás costa e não com elas, coitadas… Bem… e neste sentido, depois de meditar em cima do assunto enquanto emborcava mais um copinho de vinho verde fresquinho, verifiquei que elas estavam no direito delas de berrarem daquela maneira aos ouvidos do homens… da próxima vez, ao lembrarem-se deste episódio e deixariam a “Santa” Catarina dentro da igreja…
Finalmente a maximinianas calaram-se e todos aplaudirem como loucos (menos eu e o Pascoal) depois percebi que os homens gritavam “bis”… fiquei estupefacta … mais um pouco e ouvíamos aquele “olé-olé-olé-olá” , cântico que ouvi no concerto do U2, Rolling Stones e Xutos & Pontapés como forma de pedido de mais uma música… Felizmente, as maximinianas estavam cansadas de berrar e não fizeram “Bis”… OH!!! Alivio!!

De seguida entra um acordeonista e um “tocador de bilha”…

Depois de cantarem alegremente um canção em que a população possessa gritava em plenos pulmões no refrão que “o bacalhau Ca#&lho” (sim, sim o palavrão com as letras toda legíveis), passei de chocada a aliviada (e senti-me um bocado estúpida) por não ter percebido que afinal o pessoal estava a berrar que “o bacalhau quer alho”… eu jurava que a avó dos meus anfitriões, que deve ter uns 150 anos, estava a berrar o palavrão… mas…

Depois descobri que estava tonta… Claro que os berros da Maximinianas e do tocador de bilha também ajudaram, mas o que foi mesmo foi o vinho do porto, do douro, do Tio Hermano, Sr François, do marido da Maximiniana Maria… dos gritos da Avó Maximiniana Gertrudes… enfim, não seria de estranhar...

Mas embebidos (literalmente) do espirito do "arraial", dançámos ao som de todas a canções de palavrões da música popular portuguesa e até o raiar da aurora… bem… esta parte não sei, porque não me lembro bem…
Beijos, minha amigas…
Até Breve,
Beba da Costa

Sem comentários: